Opções isentas de ações


Opções de ações islam
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Investir em estoque OPÇÕES halal? ou haram? ou ambíguo.
Moro na América do Norte e trabalho para uma empresa de TI. Alhamdulillah Faço uma boa vida com pouca ou nenhuma poupança. Um amigo meu que é ou parece ser um bom muçulmano praticante, me apresentou a OPÇÕES DE STOCK, basicamente eu estudei livro de 300 páginas para entender como isso funciona. Agora, quando estou no instante de iniciar uma conta e começar a trabalhar em CALL, PUT, COMPRA de ações, antes disso sentia que eu deveria me referir mais porque eu realmente não quero ganhar nenhuma vida haram. Eu sei o básico de escolher o investimento certo (ou seja, não riba, verificar a fonte de ganhos de capital (sem bancos, seguros, etc.). Se as pessoas do conhecimento lançarem alguma luz sobre isso com base em QURAN e AHADEETH. À procura de respostas sem ambição . Também tenho a intenção (neeyat) de dar 20% para a caridade em todos os meus ganhos de ações.
Que Allah (swt) abençoe seus esforços!
Uma opção de compra implica a compra do direito (mas não a obrigação) de comprar mais tarde um valor de estoque a um preço fixo. Fundamentalmente, isso torna a transação diferente de futuros que são [desestimulados | proibidos] por causa da proibição geral de vender uma obrigação por outra obrigação (por exemplo, uma dívida por uma dívida).
Ao contrário de um contrato de futuros, uma opção de compra não envolve nenhuma dívida por parte do comprador; ele não tem obrigação de comprar nada. A única dívida envolvida é sobre o vendedor, uma vez que ela tem que concordar com a venda se o comprador optar por passar por isso.
Fundamentalmente, isso é análogo ao fornecimento de um adiantamento para uma compra futura (com o adiantamento tratado como parte do preço final se a venda passar, for perdida se não). Existe algum desentendimento se tais transações são halal, mas a posição Hanbali é que é permitido, citando um relatório que o próprio Umar participou de tal transação.
Algumas instituições financeiras islâmicas permitiram o uso de tais contratos (denominados 'arbun), porém seu uso ainda é controverso. Mesmo que seja considerado permitido, há ressalvas que devem ser consideradas:
O contrato deve ser resolvido no momento em que a opção é contratada, não só no preço e número de ações, mas também no prazo, para evitar incerteza. O estoque envolvido deve existir no momento em que a opção é contratada até o momento em que é resgatado / expirado, para evitar vender o que não possui. Isso não deve ser feito para moedas (por exemplo, opções FX); Eu não sei se comprar o direito de comprar dinheiro futuro para dinheiro futuro com o dinheiro atual é haram per se, mas é um nível de complexidade extra demais que eu realmente não sinto como entrar com essa resposta.
Observe também que isso é apenas em relação às opções de chamadas. As opções de colocação, ou seja, comprar o direito de vender, em vez de comprar ações, são completamente diferentes; Existem veículos compatíveis com a shari'ah que podem ser (e foram usados) para emular opções de colocação a um ponto, mas não são tão próximos de um ajuste como 'arbun é chamar opções. Eu diria que as colocações devem ser tão admissíveis como as chamadas, uma vez que são efetivamente o mesmo no reverso, mas isso é apenas uma opinião pessoal e não é apoiado por nenhuma evidência real.
Observe também que essa permissibilidade é inteiramente no contexto de um mercado que atenda aos ideais islâmicos. De particular preocupação, se no mercado de opções não-islâmicas o estoque contratado não existir no início e durante o período do contrato (ou seja, as ações foram vendidas de curta duração), a transação completa basicamente se torna um jogo puro. Como sempre, você deve investigar qualquer investimento potencial completamente antes de investir.
Ibn Omar informou: Eles (pessoas) costumavam comprar grãos de comida em um lugar confrontado no mercado e vendê-lo também em seu lugar. Então o Santo Profeta proibiu-os de vendê-lo em seu lugar até que eles tomassem em posse.
Ibn Abbas relatou: Quanto àquela de que o Profeta do santo proibiu a venda, são colheitas de alimentos até que estejam em posse. Ibn Abbas disse: eu não considero nada além daquilo.
- (Bukhari e muçulmano)
Eu não tenho conhecimento suficiente sobre opções de ações, mas se o dinheiro é tomado antes que a posse de bens vendidos esteja proibida no Islã, como é claro, acima do Ahadis. Não posso dizer mais porque você conhece melhor a natureza do seu negócio.
Bem, eu acredito que escrever uma opção de compra (ou seja, fornecer outro o direito de comprar suas ações) é como uma ordem limite onde você está recebendo um adiantamento para a eventual compra das ações que você possui. Escrever uma chamada nua (ou seja, em ações que você não possui) é especulação, mas escrever opções de chamadas em ações que estão em sua posse é como receber o pagamento inicial para a compra de ações de ações que você possui. Se o comprador da opção de compra não deseja comprar suas ações, após o vencimento, você consegue manter suas ações e o valor do adiantamento. Se o comprador da opção de compra exercer o seu direito de adquirir SUAS ações, você vende uma venda de suas ações e você continua a manter o valor que obteve ao escrever a opção de compra.
Escrevendo um DINHEIRO COBERTO PUT também, eu acredito, deve ser, pelo mesmo token permitido porque você colocou essencialmente uma ordem limite para comprar ações de um determinado título a um preço acordado durante uma duração acordada e reservar dinheiro adequado para cobrir a compra . No caso em que o comprador da opção de venda não deseja vender suas ações para você, você consegue manter o valor que ele lhe pagou por escrever a opção de venda.
Quais são os seus pensamentos com base no acima?
Qualquer sistema envolvendo operações de bancos é haram, na ausência de um sistema financeiro com suporte de ouro. O dinheiro é definido como dinar de ouro ou prata e dhiram. Em essência, é difícil de evitar devido ao padrão-ouro sendo removido com moeda de papel não bancária. Mas para lucrar com as opções é clara a especulação com a assistência do sistema bancário deixa claro, na minha opinião, seria encorajar o haram, mas apenas a minha opinião.
Sinto que as OPÇÕES não são aceitas, pois a pura especulação e o preço não são objetos ou alguns bens. É apenas um número e você não tem nada em posse.
FUTURES em um estoque específico [não no INDEX] ainda é aceito até certo ponto, como você está oferecendo no preço de mercado [embora você não esteja pagando o preço total dele] e sua força de especulação e estudo sobre esse estoque específico, onde ele pode alcançar nos próximos dias ou horas.
Mas novamente como você não está comprando pagando o custo total, FUTURES também não parece halaal como uma aposta e principalmente as pessoas vão ser arruinadas como grandes tubarões na maioria das vezes jogam os truques.
Opções Preço de greve se não for cumprido. O resultado é zero $. Opções usadas como seguro, também seguro haram. Tudo ou nenhum é sempre haram no Islã. Exatamente como depois de comprar o bilhete de loteria ganhar tudo ou perder tudo é jogo. E as opções são exatamente isso. Fique longe de ganhar haram não importa se você estiver em TI ou não.
AOA, as opções (chamada ou colocação) possuem um componente da taxa de interstância adicionada. Como as opções têm preço. Existem 5 componentes, isto é, delta, vega (volatilidade), theta (tomo antes do vencimento), rho (com base na taxa de juros).
O interesse é proibido pela ALLAH. ALLAH diz que ele vai à guerra com pessoas que lidam com interesse. ALLAH me perdoe se eu estou falando mal).
Google busca por: rho em opções de compra de ações. Para descobrir mais.
Basicamente, se comprar uma opção de estoque pagam preço por interesse e rho listados acima? Uma gota de urina deixa cair no copo de água tornando o copo de água inalterável. Rho taxa de juros mesmo pequena. continuará todo o estoque?
As opções de estoque são halal? Ou estou perdendo alguma coisa.

Opções de ações islam
Nossa religião permite o comércio (compra e venda), mas proíbe formas de lucro ilícito. Assim, o comércio é assegurado para ser feito com base em critérios sólidos e justos e a responsabilidade espiritual de uma pessoa é removida. Ou seja, se uma pessoa obedece as ordens da religião em toda a sua vida, ele estará à vontade tanto no mundo como no futuro.
O comércio é lícito e permitido, desde que seja realizado dentro dos limites da legitimidade, seja antecipadamente ou a crédito. Há também encorajamento religioso em relação à questão. O verso que significa & laquo; E quando a oração terminar, então, se dispersem pela terra, e busquem a Bounty of Allah & raquo; aconselha um crente a liderar sua vida comercial e a viver a vida juntos.
O que é essencial na compra e venda é negociar e fazer lucro; mas essa transação também é um tipo de serviço para a humanidade porque serve pessoas. Além disso, todos os tipos de atividades são consideradas como adorando desde que permaneçam dentro dos limites da legitimidade. Portanto, eles também têm recompensas espirituais.
Na lei islâmica, não há limite de lucro em geral; O limite de lucro é determinado pelo mercado e pela consciência dos concessionários, o que dá grande responsabilidade aos concessionários. Contar mentiras, vender coisas a preços exorbitantes através de truques e trapaças não são justificados em qualquer tipo de comércio.
Durante a compra e venda, por um lado, os direitos do revendedor são levados em consideração e alguns critérios vinculativos são introduzidos para que o revendedor possa continuar sua vida comercial. Por outro lado, o estado do cliente é levado em consideração e não é aprovado quando ele é enganado devido à sua ignorância sobre as características da coisa que ele compra.
O revendedor mostra a maneira de ter um determinado preço diferente para a venda de crédito em relação ao dinheiro para que ele preserve seu capital e continue a vida comercial com segurança.
No Alcorão, o seguinte é declarado: & laquo; Allah permitiu o comércio e a usura proibida. & Raquo; (al-Baqara, 275) Esse versículo declara que o comércio é permitido, seja em dinheiro ou a crédito e mostra a base para o comércio permitido. No entanto, nosso Profeta diz em um hadith que duas vendas em uma venda não são permitidas. Os estudiosos que explicaram que hadith tinha diferentes interpretações. Alguns estudiosos explicaram que um preço diferente da venda de pagamento diferido em relação à venda em dinheiro não seria permitido; outros afirmaram que a diferença no preço não era interesse por isso não era proibido por esse hadith.
Imam Tirmizi afirma a seguinte opinião ao explicar o hadith: & laquo; De acordo com alguns estudiosos, duas vendas em uma venda estão dizendo: "Vou vender esse vestido por dez dirhams em dinheiro e 20 dirhams em pagamento diferido" e sair sem decidir sobre nenhum dos dois as alternativas. & raquo; (Tirmizi, Buyu, 18)
De acordo com a maioria dos estudiosos, o hadith acima afirma que não é permitido colocar algo como uma condição dentro de uma venda e que quando o thaman, que é o preço do produto, não é certo. Por exemplo, se Ahmad disser a Ali & laquo: se você vender o seu carro para mim por trezentos mil liras, eu vou vender minha casa para você por dois milhões e raquo; então, o & laquo; dois contratos em um contrato e raquo; mencionado no hadith ocorre. Não é permitido. No entanto, quando os contratos são feitos de forma diferente e os dois contratos não estão relacionados com tal condição, não há nenhuma desvantagem. O que é proibido de acordo com o hadith é o outro tipo de contrato, no qual o preço do produto não é certo. Por exemplo, não é permitido dizer, & laquo; vendi este produto por mil em dinheiro e por dois mil em pagamento diferido. & raquo; É porque o contrato não é certo. Não há acordo sobre uma das alternativas. No entanto, se ambas as partes concordarem com uma das alternativas, o contrato torna-se admissível. Não terá conexão com o interesse.
É afirmado no famoso livro do Imam Sarahsi & lsquo; al-Mabsut & rsquo ;, que se ambas as partes concordarem com um único preço definido e saem, em dinheiro ou pagamento diferido, os contratos com venda de pagamento diferido que contenham uma diferença em relação a preço permissível; O seguinte está indicado no livro:
& laquo; Quando o comprador e o vendedor fazem a transação de venda, se o vendedor disser ao comprador & lsquo; se você comprar este produto em crédito, você pagará tal e tal montante e se você o comprar em dinheiro, você pagará tal e tal montante ou se você paga por um mês depois, você pagará tal e tal montante, se você pagar por isso dois meses depois, você pagará tal e tal montante & rsquo ;, e se eles terminarem a transação e sair sem concordar com uma das As alternativas, uma venda como essa não é permitida. É porque nenhuma das partes concordou com um dos preços. & Raquo; (al-Mabsut, 13/8)
Hoje, a prática geral no mercado é assim. Por exemplo, o vendedor informa o cliente de antemão do dinheiro e dos preços de pagamento diferido, dizendo & laquo; Este é o preço no caixa e esse é o preço de pagamento diferido. & Raquo; O cliente escolhe uma das alternativas e faz um contrato. O que é importante aqui é o acordo sobre um dos preços e fazer o contrato em conformidade.
Então, se uma pessoa diz para algo que ele está vendendo, & laquo; Este é o preço ao dinheiro e esse é o preço de pagamento diferido & raquo ;, ou seja, ele menciona o preço no caixa e o preço de pagamento diferido e então eles fazem um acordo sobre um dos preços, então, esse contrato é permitido. Não há desvantagem religiosa.
O que precisa ser prestado atenção aqui é que um contrato definido deve ser feito concordando com um dos preços de pagamento em dinheiro ou diferidos. No entanto, deve-se saber que as vendas que contêm termos como segue não são permitidas: & laquo; Se você pagar por dentro & hellip; & hellip; meses, você pagará esse preço; Se você pagar mais tarde, você pagará esse preço. & raquo; É porque o comprador e o vendedor não concordam com um preço definido. O interesse mencionado nos hadiths torna-se evidente nesse tipo de vendas.
Algumas empresas oficiais adicionam cobrança tardia quando vendem coisas em pagamento diferido. Este pagamento é chamado de juros de pagamento atrasado oficialmente, mas na verdade não é considerado interesse. Ou seja, o cliente é livre para escolher. Se ele compra em dinheiro, eles não cobram dinheiro extra, mas se ele o comprar em crédito, eles cobram algum dinheiro extra. Esse dinheiro extra é considerado como cobrança tardia (interesse tardio) e é permitido.
No entanto, é necessário afirmar que os julgamentos que os estudiosos do fiq sobre a permissibilidade dos juros de mora não recomendam a cobrança de juros de pagamento em atraso. É um julgamento proveniente das necessidades da vida comercial. Na verdade, é uma permissão. Ou seja, um muçulmano pode vender seus bens em pagamento diferido, adicionando um valor extra ao preço. No entanto, se ele vende bens para clientes pobres em pagamento diferido sem adicionar um montante extra, é definitivamente um ato digno de elogio. Pode-se dizer que, com essa venda, ele recebe recompensa como se ele emprestasse dinheiro ao seu cliente sem interesse (qard hasan). A recompensa é mencionada várias vezes tanto no Alcorão quanto nos hadiths; e os muçulmanos são aconselhados a fazê-lo. Portanto, é um ato bom e louvável para os muçulmanos se ajudarem mutuamente com os sentimentos de amor mútuo, carinho e fraternidade sempre que possível e para os ricos ajudarem os pobres o máximo que puderem.

Opções de ações islam
Hadith: "Não há obediência a ninguém em desobediência a Deus. A obediência é apenas no que é bom". (Abu Dawud)
O boletim informativo informará sobre as atualizações desta página, bem como fornecerá outras informações úteis.
As opções de ações oferecem o direito de comprar ou vender uma ação a um determinado preço dentro de um período de tempo fixo. Você paga a opção, mas você não precisa exercê-la. Você também pode comprar opções de futuros contratos, taxas de juros e moedas da mesma forma. O preço que você paga pela opção é chamado de 'premium', e o preço no qual é acordado que você pode comprar ou vender o contrato de ações ou futuros é chamado de 'preço de exercício' no Reino Unido. O preço que você paga por uma opção depende do período de tempo permitido até a opção expirar (quanto mais a opção for mais dispendiosa) e também a diferença entre o "preço de exercício" e o preço de mercado atual das ações ou contrato de futuros.
As opções oferecem força de alavanca. Tudo o que você tem que pagar é o preço do prémio para fazer uma aposta de que o preço de exercício será melhor que o preço de mercado em algum momento antes da opção se esgotar. Você não precisa encontrar mais dinheiro a menos que você já tenha sabido que ganhou sua aposta. Existem dois tipos de opções, 'puts' e 'calls'. Uma opção de compra oferece o direito de comprar, e uma opção de venda oferece o direito de vender. As opções negociadas permitem que você compre ou venda sua opção se você ganhar a aposta, em vez de comprar as ações ou outros valores em si.
Suponha que você pense que as ações da Empresa X irão subir nos próximos três meses. Você pode comprar uma opção de compra de três meses em 1.000 ações em, digamos, 184p; o prêmio será 18p por ação, então você pagará 180 libras mais custos de negociação por 1.000 ações. Se o preço da ação for em 187p após 3 meses, você poderia exercer a opção de comprar com a esperança de que o preço da ação continuará a subir; você gastará 180 + 1,840 = libras 2020, então, sem contar os custos de negociação, as ações terão que subir acima de 202p para que você obtenha lucro.
Suponha que você acha que as ações da Companhia X serão baixadas nos próximos três meses. Você pode comprar uma opção de venda por 18p por ação por 1.000 ações em 184p. se as ações diminuírem, por exemplo, 150p, você pode exercer sua opção "colocando-a" em um revendedor de opções, forçando-o a comprar suas ações por 1.840 libras, o que você agora exerce seu direito de comprar por 1.500 libras, e passar para ele. O custo para você, não incluindo taxas de negociação, é de 1.500 + 180 = 1.680 libras, então seu lucro é 1.840 -1.680 = 160 libras. Uma vez que seu corretor pode realizar ambas as transações rapidamente, você não terá que inventar todo o dinheiro para comprar as ações.
A.) A negociação de opções como em voga nos mercados de ações e como explicado por você em suas perguntas não está permitido na Shariah. Em primeiro lugar, porque a opção não é algo tangível que pode ser comprado ou vendido e em segundo lugar, porque esta transação tem um elemento de Gharar ou Qimar (jogo). Além disso, esses derivados trouxeram resultados negativos para a economia. Para detalhes, você pode consultar o livro: ROUPA DE APOCALIZAÇÃO: O MUNDO LETAL DE DERIVADOS por Richard Thomson, publicado pela Macmillan Publishers Ltd, Londres, 1998.

Multimídia.
Pastas especiais.
Com que frequência você recita o Alcorão?
Raiz> Fiqh de Transações e Herança> Decisões sobre jogos de azar, apostas e jogando jogos de azar.
Fatwa No: 237190.
Os contratos de opções binárias são proibidos no Islã.
Fatwa Date: Rabee 'Al-Awwal 22, 1435 / 23-1-2014.
A minha pergunta é sobre opções binárias, onde se prevê se o par de moedas, commodities, indecies, etc. subirão ou diminuirão e você investir uma certa quantia em sua previsão, se estiver correto quando a hora expirar, você obter um retorno fixo, se não, então, você não obtém nada ou com alguns corretores você pode cancelar o comércio antes do prazo de validade se você acha que sua previsão não está correta, de modo que você obtenha algum retorno do seu dinheiro dependendo de como longe você está errado ou certo. Um número de corretores de contas islâmicas especialmente para muçulmanos, portanto não riba. Isso é halal? Gostaria de acrescentar que atualmente estou vivendo em dinheiro haram e meu marido não consegue conseguir um emprego que é halal e suficiente para a nossa vida neste país estrangeiro por causa de sua falta de habilidades, qualificações e não ser capaz de falar inglês . Nós realmente queremos mudar para Bangladeche para evitar o fitna neste país, especialmente se Allah azzawajal nos abençoa com crianças, mas porque não temos dinheiro suficiente para até mesmo o vôo, somos incapazes de fazer isso. Sua renda é muito baixa, se ele não conseguiu ir trabalhar por uma semana, depois de pagar aluguel e enviar dinheiro para sustentar a família no bangladesh, lutamos por comida.
Todos os louvores perfeitos sejam para Allah, o Senhor dos mundos. Eu testifico que não há nenhum digno de adoração exceto Allah e que Muhammad é Seu Escravo e Mensageiro.
Os contratos de opções binárias são proibidos e não é permitido lidar com eles. A decisão da International Islamic Fiqh Academy No. 63, 1/7 diz: "Os contratos de opções binárias não são permitidos no Islã, porque o assunto do contrato não é dinheiro, nem benefício, nem direito financeiro que é permitido compensar , o mesmo se aplica aos contratos de futuros [contratos pelos quais se compra o direito de vender ou comprar no futuro pagando um determinado valor] e o contrato no índice ".
Dr. Saalimi As-Suwaylim diz: "As opções de compra de ações negociadas em mercados globais, sejam opções de compra (opções de compra) ou opções de venda (opções de venda) estão entre os contratos aleatórios islamicamente proibidos. A resolução da Fiq islâmica Academia em Jeddah em 1992, número 63, decidiu o mesmo ".
O que fez com que esses contratos sejam entre contratos aleatórios é que sua função está sujeita à mudança de preço, uma vez que não permitem que ambas as partes do contrato lucrem. Por exemplo, na opção de compra, o comprador paga um determinado valor (prêmio) para que ele tenha o direito de comprar ações ou ações a um preço fixo ao longo da duração da opção, então, se o preço do mercado para essas ações quando eles são devidos, o comprador implementa a venda e ganha a diferença entre o preço de mercado e o preço de implementação (preço de exercício). É o mesmo para a opção de venda, uma vez que o proprietário das ações paga um montante específico em troca de ter o direito de vender as ações a um preço fixo durante todo o período de vigência do contrato. Se o preço do mercado cair no momento em que é devido, então o proprietário executa a venda e, portanto, ele ganha a diferença entre o preço de mercado e o preço de exercício. Claro, esse lucro representa uma perda para a outra parte, porque se a direção da mudança na informação sobre os preços for conhecida antecipadamente, o contrato não teria sido concluído, pois constitui uma perda real para uma das duas partes. Portanto, as opções são meios de correr riscos sobre os preços. Eles estão entre os contratos que fizeram o economista francês Maurice Allais descrever os mercados de ações globais como grandes casinos de jogo. Isto é assim porque o jogo é, de fato, que uma das duas partes ganha à custa do outro; Isso é exatamente o que acontece nos contratos binários nos mercados internacionais. Isso é contrário às transações ordinárias de compra e venda de ações que não envolvem uma proibição islâmica, porque o contrato de venda é um contrato imediato que termina assim que o acordo é concluído, e cada parte tem plena liberdade para agir após o contrato, sem qualquer obrigação de uma das partes para a outra. Mas quanto a um contrato binário, é um contrato demorado pelo qual uma parte é vinculada à outra suportando os riscos do preço ao longo da duração da escolha. O contrato é, na realidade, que a origem da opção oferece um compromisso ou garantia para a outra parte para a implementação do contrato ao preço acordado, por isso é um contrato de compensação em garantia do preço. É por esta razão que a opção é considerada entre os contratos de seguros na realidade, pois é utilizada para o seguro em carteiras de investimento (seguro de carteira), e sabe-se que o seguro comercial é um contrato aleatório de acordo com o acordo de todas as academias de Fiqh , e a razão é a dos dois casos, Allaah sabe melhor. "
Querida irmã, os meios de ganhos legais são abundantes para quem quer procurá-los; Allah diz (o que significa): E quem teme a Allah - Ele fará para ele uma saída. E providenciará para ele de onde ele não espera. E quem confiar em Allah - então Ele é suficiente para ele. > [Alcorão 65: 2-3] Além disso, o Profeta disse: "O Espírito Santo (Jibreel) me inspirou que nenhuma alma morrerá até que tenha recebido a sua provisão na íntegra, então, tema a Allah e seja moderado em busca de provisão, e nenhum de vós deve ser tentado a buscar provisão por meio do pecado, se for lento em chegar a ele, pois o que é com Allah só pode ser obtido obedeci-lo. "[Ibn Marduwayh - Al-Albaani classificou-o Saheeh (som)]
Portanto, você e seu marido devem buscar ganhos legais, pois é proibido consumir dinheiro mal adquirido, a menos que se encontre em caso de necessidade extrema; Allaah diz (o que significa): ... enquanto ele explicou em detalhes o que Ele proibiu, exceto o que você é obrigado. > [Alcorão 6: 119]
A necessidade que torna possível o que é permitido é quando se alcança um ponto em que, se ele não consumir o que está proibido, ele morrerá ou morrerá ou enfrentará uma dificuldade insoportable que não pode ser suportada, exceto com grande dificuldade que não pode ser repelida, senão consumindo o que está proibido; e a necessidade é medida de acordo com suas proporções verdadeiras.
Para obter mais benefícios sobre a necessidade que faz o que é proibido permitido, consulte Fataawa 90514 e 91257.

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